A Terapia Floral e o Despertar de Uma Nova Consciência

13 . fevereiro . 2018

Responsive image

A terapia floral foi desenvolvida pelo médico inglês, dr. Edward Bach, a partir da percepção da influência das flores nos humores do ser humano.
Segundo Bach: “A doença nunca será curada nem erradicada pelos métodos materialistas dos tempos atuais, pelo simples fato de que, em suas origens, ela não é material. ”

De acordo com ele, dois aspectos humanos fundamentais precisam ser considerados na abordagem do Ser Integral, quais sejam:
1) O homem possui uma alma que é o seu eu real;
2) o homem é personalidade vinda para este mundo com o objetivo de obter todo o conhecimento e toda experiência que pode ser obtida ao longo de sua existência terrena, desenvolvendo virtudes e eliminando vícios.

A proposta do Dr. Bach é que “… a doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais. E salienta que: “O sofrimento é um corretivo para se evidenciar uma lição que de outro modo não haveríamos de aprender, e ele jamais poderá ser dispensado até que a lição seja totalmente assimilada. ”

Para o médico inglês, a doença é “… o estágio final de um distúrbio muito mais profundo” e este distúrbio tem origem em nossa negação da Unidade, da união com o Divino, da nossa natureza corpo-mente- espírito que atua em conjunto e nunca separadamente.

O desequilíbrio de nossas emoções, mais exatamente de nosso conflito com o nosso espírito, por deixarmos de ouvir a nossa essência, a nossa voz interior, e termos apenas reagido às circunstâncias externas com as quais nos relacionamos no dia-a- dia, nos levam a todo tipo de doença como aprendizado para o retorno ao caminho primordial do Ser.
Através das essências florais abrimos os canais de comunicação entre o nosso Ser Integral e nossa mente e iniciamos o processo de reconstrução do nosso Ser Essencial,
liberando processos de cura e harmonização energética.

Neste processo são despertadas energias latentes, desbloqueados caminhos por onde passam estas energias e a unidade dos corpos físico e sutis do ser humano se integram,  permitindo mais clareza e discernimento, coragem e lucidez, determinação e cautela, nas ações, nas palavras, pensamentos e intenções. Passamos, assim, a atuar no mundo através de nossa interação conosco, com os demais e com o ambiente de forma integrada, sem nos sentirmos afastados de tudo, mas interagindo com interdependência criativa.

De forma geral, as terapias florais, atuando em níveis energéticos mais sutis nos permitem um esclarecimento maior das situações que vivenciamos. E ainda podemos afirmar que o caminho para o Ser Integral do homem passa pelo conhecimento de si mesmo, dos demais e do meio por onde transita. Assim, os florais, ao alinhar os corpos físicos e suprafísicos, proporcionam uma visão melhor de nossa situação e nos abrem possibilidades de entendimento e mudanças.

A terapia floral é a terapia do Amor, pois através dele e de forma sutil o ser vai se transformando a partir das transformações de sua energia mais densa para a mais sutil, evoluindo e crescendo. A integração ocorre quando o ser se percebe nos vários aspectos:

físico, mental, emocional e espiritual. As essências, amparados as diversas dimensões do ser, auxilia-o, conforta-o, esclarece-o, a fim de que este ser supere-se, cure-se e auxilie na cura dos demais.