Cada universo disciplinar atua em um Nível de Realidade, dado por um Nível de Percepção.
A Transdisciplinaridade contempla a dinâmica existente na ação entre vários Níveis de Realidade ao mesmo tempo, dando um escopo cada vez mais abrangente da mesma.
Os Níveis de Realidade são acessíveis a consciência humana através dos diferentes Níveis de Percepção.
Os Níveis de Percepção estão ligados a referência histórica do ser humano, com suas crenças e saberes.
DESENVOLVIMENTO TRANSDISCIPLINAR
O ser humano busca ser inteiro. E ser inteiro significa desenvolver-se de forma integral e integrada, reconhecendo a multidimensionalidade de nosso Ser e as diversas possibilidades que emergem desse processo.
Enquanto atuantes no mundo construímos nossa história com emoções, pensamentos, ações, conhecimentos, etc. Isto nos permite olhar as situações de diferentes formas e identificar realidades diferentes em cada uma delas.
Quanto maiores e mais diversos os Níveis de Percepção do ser humano, maior e mais variados os Níveis de Realidade que ele pode compreender e por onde pode transitar.
Quando falamos em Desenvolvimento Transdisciplinar estamos indicando que existe um Sujeito Transdisciplinar e um Objeto Transdisciplinar no processo de crescimento pessoal.
O Sujeito Transdisciplinar (o ser humano) a partir de suas crenças, saberes pessoais, emoções, desenvolve níveis de percepção diferentes, com os quais passa a definir o Real – o Objeto Transdisciplinar – em vários níveis de realidade. Assim, seu desenvolvimento pessoal pode ocorrer dentro das infinitas possibilidades que a vida apresenta.
O Desenvolvimento Transdisciplinar visa reconhecer e ampliar os Níveis de Percepção existentes, os Níveis de Realidade resultantes desta percepção e, a partir disto, com a abordagem transpessoal, auxiliar o indivíduo ou a organização a transcender as limitações e desafios existentes e acessar as infinitas possibilidades do seu Desenvolvimento Integral.
A vida passa a ser, então, um Viver Quântico, o Sagrado pessoal de cada um.
POR QUE DESENVOLVIMENTO TRANSDISCIPLINAR?
Todos nós atuamos em vários Níveis de Realidade através dos vários Níveis de Percepção que vamos desenvolvendo ao longo da vida. Cada universo disciplinar atua em um Nível de Realidade, dado por um Nível de Percepção.
A metodologia da Transdisciplinaridade contempla toda a dinâmica existente na ação entre vários Níveis de Realidade e de Percepção, ao mesmo tempo. Os Níveis de Realidade são acessíveis a consciência humana através dos diferentes Níveis de Percepção. E estes estão ligados a referência histórica do ser humano, com suas crenças e saberes.
O Desenvolvimento Transdisciplinar visa o ser humano integral, com sua história, seu sagrado, sua consciência.
Normalmente, somos motivados a mudar através da dor, quer seja por questões físicas, emocionais ou mesmo espirituais. Nestes momentos precisamos olhar para nós como seres inteiros, buscando compreender o que nos atinge, como reagimos a isto e como podemos melhorar nosso entendimento sobre nossas experiências pessoais. Observar a realidade vivida permite identificar e reconhecer as dificuldades emocionais e as habilidades já desenvolvidas, e, a partir daí, elaborar um projeto de reconstrução do Ser com novas perspectivas integradoras.
Várias técnicas podem ser usadas neste processo:
– Dialógica transpessoal, tarô terapêutico ou oráculos de acesso ao subconsciente, práticas corporais integrativas, terapia floral, Reiki, cromoterapia, radiestesia clínica, aromaterapia, terapêutica regressiva.
Além dessas abordagens, o desenvolvimento pessoal pode ocorrer através de vários cursos nas áreas:
– Reiki nível I, II e III
– Cromoterapia
– Autodefesa energética
– Desenvolvimento Humano Integral
As turmas devem ter no mínimo 6(seis) e no máximo 12 (doze) participantes.