A medicina convencional tem alcançado avanços inimagináveis a cada dia. Surpreende o desenvolvimento da tecnologia que permite detectar enfermidades
e dá condições para resgatar a saúde daqueles que necessitam.
I – INTRODUÇÃO
Na Antiguidade, as enfermidades eram tratadas levando em conta o estado geral do ser humano. O ser humano era visto como um todo, um sistema integrado.
Com o advento da visão cartesiana da vida, o ser humano foi dividido em partes, estudado e tratado como uma máquina. Ainda hoje esta abordagem prevalece, a despeito das descobertas da ciência.
As teorias quânticas provocaram um novo olhar sobre a vida, o ambiente e o homem. O ser humano passou a ser visto de uma forma holística, integrada.
As teorias energéticas ou vibracionais, embora não sejam oficialmente vinculadas à medicina tradicional, têm despertado o interesse de um número cada vez maior de pessoas, que buscam um alento, um alívio para seus desconfortos.
As terapias vibracionais não substituem a medicina convencional. Ambas se complementam, pois cada uma atua em um campo diferente do ser humano.
II – ORIGEM DO REIKI
Tocar o corpo humano com as mãos para confortar e diminuir dores é um instinto natural do ser humano. Quando sentimos alguma dor, nossa primeira reação é
colocar a mão sobre o local dolorido.
O toque humano gera calor, serenidade e conforto.
O animal costuma lamber uma ferida, assim ele age com o instinto, tal como o ser humano ao colocar a mão sobre o local dolorido.
Alguns estudos registram que no Tibet, no Egito e na Grécia já haviam técnicas de harmonização através das mãos.
MIKAO USUI – O DESCOBRIDOR
Mikao Usui nasceu no Japão em 15 de agosto de 1865, no primeiro período Keio, chamado Keio Gunnen, na vila de Yago, no distrito de Yamagata da prefeitura de Gifu. Há muitas controvérsias sobre a história da vida do Dr. Mikao Usui, algumas alterações ocorreram durante a migração do método para o Ocidente, principalmente no que diz respeito à sua formação profissional e religiosidade. Era professor em uma Universidade em Kioto, no Japão.
Usui observava as pessoas e percebia como eram infelizes, depressivas e doentias, o que o levou a buscar habilidades terapêuticas para auxiliar a quem sofria.
Dr. Mikao Usui descobriu o Reiki no século passado, provocado por um aluno que o questionou sobre como se processava a cura que muitos mestres promoviam na antiguidade. Sem saber responder, Mikao Usui foi buscar a resposta, o que transformou completamente sua vida.
Sua busca o levou aos Estados Unidos para estudar as escrituras sagradas cristãs, sem encontrar uma resposta. Retornou ao Japão e se aprofundou na filosofia budista em diversos mosteiros, com apoio de um a Abade. Após 7 anos sua busca terminou quando encontrou anotações de um discípulo de Buda, onde constavam os símbolos e a descrição de como este Mestre curava. Apesar do
conhecimento, ele não tinha o poder da cura. Assim, ele dirigiu-se a uma montanha, o monte Kurama, onde meditou e jejuou por 21 dias, ao final deste
período teve uma visão, através da qual ele pode ver os símbolos sagrados e teve a compreensão dos seus significados, recebendo sua iniciação e o conhecimento de como poderia utilizá-los e como ativar o poder em outras pessoas.
III – O QUE É REIKI
O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém e recupera a saúde. Método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que já há dentro de cada um, captando, modificando e potencializando energia.
Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho). Traduzir uma palavra japonesa requer cuidado, pois a língua japonesa tem muitos níveis de significado.
Rei significa universal e faz referência ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas. Pode ser entendido como a mais Alta Inteligência que guia a criação e o funcionamento do Universo. É a sabedoria sutil que guia a evolução de todas as criações, no Cosmos. No nível humano, Rei está disponível para agir como fonte de uma direção em nossas
vidas.
Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Energia física que flui em todos os seres vivos. Quando o Ki está em alta, as pessoas se sentem energizadas, fortes, confiantes e preparadas para desfrutar a vida e seus desafios. Quando está em baixa, as pessoas tendem a ficar deprimidas, fracas e inclinadas às doenças. Nós recebemos o Ki do ar que
respiramos, dos alimentos, da luz do Sol e do sono. Também podemos aumentar nosso Ki praticando exercícios de respiração e meditação. Ki é conhecido como Chi na China, Prana na Índia, também é conhecido como Força Vital, Orgone e Bioplasma.
Reiki é o encontro destas energias. Pode ser definido como uma energia não-física, de cura, feita de força vital, que é guiada pela Mais Alta Inteligência ou Espiritualidade. Esta descrição ainda pode ser ampliada por cada um que pratica o Reiki.
IV – BENEFÍCIOS DO REIKI
Reiki tem uma inteligência própria ao identificar as necessidades do receptor.
A energia Reiki não pode ser guiada pela mente, ela não pode ser limitada pela experiência oU habilidade do praticante. Também não pode ser mal utilizada, uma vez que ela sempre cria um efeito de cura, de bem-estar, de elevação do nível de consciência.
O Reiki não é tão simples quanto a energia da força vital. A força vital sozinha pode ser influenciada pela mente e, por isto, pode ser direcionada para benefícios ou malefícios.
A energia Ki responde aos sentimentos e pensamentos da pessoa, então ela será mais forte ou mais fraca de acordo com a qualidade dos pensamentos e sentimentos.
A energia Reiki atual na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. É um método natural de equilíbrio, restauração e aperfeiçoamento de todos os corpos, resultando em uma harmonia completa.
Ao receber uma aplicação de Reiki, o corpo de receptor relaxa e o batimento cardíaco atinge seu nível de repouso.
A energia Reiki melhora o sistema imunológico, desintoxica e amplia nossa energia, ajudando a restaurar os músculos, nervos, o esqueleto e regenerar órgãos.
Com sua aplicação é possível liberar emoções bloqueadas, podendo desfazer traumas emocionais do presente e do passado.
A quantidade de energia que flui é determinada pelo receptor e não por quem aplica o Reiki, com isto não ocorre excesso em uma aplicação. Cada região onde é aplicada exige uma energia com ressonância diferente.
O método Reiki amplia nosso campo áurico, com aumento da energia física, mental e emocional. Este aumento gera uma expansão de consciência, uma transformação em qualquer pessoa.
A energia Reiki vai confrontar você com pessoas e situações que o ajudarão a descobrir e a prestar mais atenção em si mesmo. Conseguirá reconhecer os obstáculos que está criando ou criou para si, durante sua vida.
O Reiki auxiliará você a construir uma nova e ampliada visão da vida e dos propósitos que guiam a caminhada de todos nós rumo à Perfeição.